Abstinência drogas tratamento

A dependência química é muito complicada por causar diversas alterações na vida do dependente. A procura por tratamento é um dos passos mais importantes, mas que não vai ser fácil. A abstinência é um dos processos que faz parte do tratamento, sendo a parte mais crucial para o andamento e efetividade dos resultados.

O processo de reabilitação não é fácil, passar por todas as crises de abstinência vai ser complicado. É muito importante ter a ajuda de uma profissional da saúde para esse momento, além de ter força de vontade. Há pequenas atitudes que podem contribuir para que esse efeito seja mais agradável e com ótimos resultados.

Dependência química

Há uma estimativa de que pelo menos 3% da população no Brasil seja alcoólatra, sendo que os homens são os maiores números. Lidar com algum tipo de vício quer dizer que não há cura para isso e vai ser uma luta que não tem fim. Os sintomas de abstinência podem ser um dos momentos mais complicados de lidar.

É preciso passar pela abstinência para conseguir construir qualquer tipo de tratamento, e ele é bem complicado de lidar nas primeiras semanas, pois é mais intenso. O caminho não vai ser fácil e vai demandar muita força de vontade. Porém, é bem importante se lembrar de que os pequenos gestos podem trazer ótimos resultados.

O objetivo em uma clínica de reabilitação que oferece o tratamento de dependência química é conseguir desviar o foco da atenção do paciente, apresentando novas tarefas para a sua rotina, que podem servir como fontes de estímulo e motivação.

Como superar a abstinência?

A atividade física é uma das medidas que podem ser usadas para ajudar no alívio dos sintomas da abstinência durante o tratamento de drogas. Ela traz diversos benefícios para o funcionamento do corpo, melhorando a disposição e o metabolismo. O que é muito importante para esse momento, criando uma base mais sólida para se superar.

Na dependência química é muito importante romper aos poucos com a influência que a droga causa, por isso, durante a abstinência é necessário começar a pensar em outras atividades, pensar no futuro. A terapia é fundamental nesses momentos para começar a entender as experiências negativas da droga.

Com isso, se abre espaço para conseguir encontrar novas fontes de prazer, seja através de um passatempo, por exemplo. É com isso que o paciente consegue encontrar uma nova fonte de energia, prazer e motivação.

A desintoxicação é um dos momentos mais complicados que o paciente precisa lidar durante o tratamento. Porém, é com ele que se solidifica as bases para as próximas etapas, que são permanentes e devem continuar sendo realizadas a longo prazo.

Em um espaço como na clínica de reabilitação, o paciente é atendido por uma equipe médica que faz o possível para que o processo de abstinência seja menos desagradável, entendendo a importância de que essa etapa seja realmente feita do jeito certo. Além disso, o ambiente é confortável e será também oferecida as terapias em conjunto, fortalecendo os resultados.