Parar de usar Cocaína

Parar de usar Cocaína


Entender como parar de usar cocaína, pode ser mais difícil do que parece, no entanto, tendo informações fica um pouco mais fácil para aquelas pessoas que desejam se livrar da dependência química da melhor maneira possível.

O que a maioria das pessoas esquece é que a cocaína é sim uma droga altamente viciante, sendo que ela atinge de forma direta o sistema nervoso central. Desta forma, a pergunta como parar de usar cocaína? é muito relevante para aqueles que desejam largar os vícios.

Alguns familiares desejam saber se conseguiriam sair por conta própria, ou ainda o que acontece se decidem parar por conta própria de usar a cocaína, e o que aconteceria caso isso ocorresse. Confira abaixo como lidar com a dependência química, e entenda como se livrar dessa droga com segurança!

 

Como faço para parar de usar cocaína?

 

Compreenda que se deseja parar de usar cocaína, então a melhor maneira de fazer isso com segurança é buscar assistência médica. Lembrando sempre que os profissionais da saúde mental é médica podem sim ajudar essas pessoas a determinar realmente qual é a forma mais segura para fazer isso.

Cada caso depende de vários fatores, entre eles:

  • A saúde geral do paciente;
  • O gênero do adicto;
  • Qual é o histórico médico dessa pessoa;
  • Qual é o grau de dependência da pessoa;

 

Lembre-se ainda, que se essa pessoa está determinada a deixar a cocaína por conta própria, então procure fique cercado por pessoas próximas e cada vez mais positivas. Além disso, é procurar ajuda de grupos de apoio, de pessoas em quem o dependente confia e até mesmo a psicoterapia.

Além do mais, é importante que essa pessoa acabe consultando um profissional médico, psiquiatra ou até mesmo terapeuta, principalmente antes de tentar largar a cocaína.

Claro que é possível parar de usar cocaína sem assistência profissional, entretanto, não é recomendável fazer isso por conta própria, justamente porque pode ser bem perigoso devido a problemas de saúde mental que podem tornar o processo instável.

Lembrando, que um médico é sim capaz de determinar se um centro para dependentes químicos pode ser ou não melhor para essa pessoa, e definirá como lidar com os sintomas de abstinência que aparecem, ajudando a se sentir mais confortável durante esse processo.

Entenda abaixo, algumas dicas para pessoas que desejam parar de usar essa droga:

 

  • A pessoa precisa preencher seus dias;
  • Procure se inscrever em sessões de aconselhamento;
  • Procure uma instalação de tratamento;

 

 

Saiba o que acontece com seu organismo quando para de usar cocaína?

 

Para parar de usar cocaína, saiba que seu corpo sofrerá e bastante até que se acostume com a presença dele, além disso, ele deverá protestar quando parar o uso por completo.

Entenda que isso acontece justamente porque a cocaína acaba atuando no cérebro como uma espécie de estimulante, fazendo com que seu corpo acabe produzindo efeitos depressivos demais para haver um equilíbrio.

Sendo assim, quando as pessoas param de fazer uso dessa droga, esses efeitos obviamente se tornam extremamente visíveis. Quando a cocaína não está mais no sistema, então as funções do sistema nervoso central acabam se normalizando com o passar do tempo.

Entenda que durante esse período em que a cocaína começa a sair do corpo, esse momento fica conhecido como abstinência, ou seja, é bem provável que essa pessoa acabe experimentando um conjunto de sintomas de abstinência.

 

Como funciona o tratamento a longo prazo?

 

Certamente a primeira fase da abstinência de cocaína, é mais conhecida como “acidente”, sendo que passa então normalmente depois de alguns dias, as pessoas geralmente começam a sentir sintomas de assistência.

Entre os sintomas, podemos destacar: irritabilidade, baixos níveis de energias e até mesmo desejos por várias semanas.

Além disso, o uso de cocaína é capaz de criar mudanças muito duradouras no cérebro, sendo assim, esse vício pode ser difícil de tratar, tendo possibilidades de ocorrer recaídas.

Saiba que o tratamento a longo prazo referente ao vício em cocaína, na maioria das vezes se concentra no aconselhamento individual, esse mesmo acaba incorporando a terapia comportamental.

Ademais, é bem comum que as pessoas aprendam novas habilidades, e as mesmas ajudarão no combate ao desejo de drogas, e ajudam a mudar os pensamentos e comportamentos subjacentes que podem sim contribuir para o uso de drogas.

Sendo assim, é possível sim parar de usar cocaína, no entanto, a pessoa precisa de apoio e ajuda para conseguir se livrar de tanta dependência, lembrando que é preciso de ajuda especializada para que isso aconteça.