(11) 4249-2545 11 94797-6909

Como Funciona uma Comunidade Terapêutica

Como Funciona uma Comunidade Terapêutica

Como em uma cidade em que precisamos de um líder (o prefeito), na comunidade terapêutica existe um representante que exerce a função de liderança do grupo. É preciso também que haja uma serie de normas para que as pessoas envolvidas saibam como devem se comportar.

A recuperação de quem faz parte de uma CT (comunidade terapêutica)

Essa comunidade terapêutica só existe para dar auxilio a pessoas que estão em um processo de recuperação da dependência, por isso são chamadas de comunidades terapêuticas. Tudo que é feito dentro dessa comunidade é pensando na recuperação dos que estão internados.

Como funciona a comunidade terapêutica?

Na comunidade terapêutica existem alguns elementos que são os principais norteadores do tratamento. É muito importante que em qualquer comunidade terapêutica tenha esses três fatores, que auxiliam muito os pacientes, que são:

Disciplina: É muito difícil para o paciente lutar contra sua dependência. Esse paciente precisa recomeçar sua vida praticamente do zero com sua família, trabalho, amigos entre outros. A dependência química traz danos pessoais muito graves, por isso a necessidade de se ter uma disciplina rígida. Essa disciplina é muito complicada para os dependentes por isso a importância de se ter alguém para ajudá-los.

Trabalho: As pessoas que estão internadas, normalmente sofrem com as inúmeras percas que tiveram por causa da dependência. Entre essas percas, esta o trabalho, pois a maioria acaba abandonando seu emprego. Com isso, a pessoa deixa de se sentir parte da sociedade e de ter os benefícios de todo trabalhador. Dentro da comunidade terapêutica, o internado terá a oportunidade de prestar seus serviços para contribuir com o bem estar de todos que fazem parte desse grupo.

Oração: Normalmente, todas as pessoas que são viciadas tratam os vícios como a coisa mais importante da sua vida e se esquecem de Deus. Esse afastamento é prejudicial a vida de qualquer ser humano. Dentro da comunidade terapêutica, os dependentes terão a oportunidade de vivenciar e se reaproximar de Deus para que consigam se livrar do vicio definitivamente.

Claro que há vários outros elementos dentro de uma comunidade terapêutica para auxiliar na recuperação de dependentes. O mais importante é começar o tratamento para que possa recuperar sua vida e ser feliz novamente.

A equipe da Clinica de Recuperação está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!